Benefícios da academia corporativa

Que empresa não deseja o melhor desempenho dos seus colaboradores? Para isso, é preciso reunir esforços para aumentar a satisfação da equipe, investindo na qualidade de vida no trabalho. A disponibilização de uma academia corporativa, por exemplo, é uma das formas de melhorar o clima organizacional e ter funcionários mais felizes.

Isso acontece porque as atividades físicas promovem o bem-estar mental e físico. Quando os benefícios da prática de exercícios são trazidos diretamente para o ambiente de trabalho, os colaboradores ganham saúde, disposição e autoconfiança. Quer saber como isso ocorre? Continue lendo o nosso artigo!


Como os exercícios físicos melhoram o desempenho cognitivo?

A prática de atividades físicas libera sinalizadores bioquímicos que facilitam a comunicação entre os neurônios. Como resultado, processos como a criatividade e a memória são melhorados.

Além disso, se exercitar eleva a produção de serotonina, um neurotransmissor importante para a manutenção do foco e da concentração. A autoestima e o bem-estar emocional também são estimulados por essa substância.

Qual o papel da academia corporativa na produtividade da empresa?
Pode parecer contraditório que colaboradores que se ausentam temporariamente do trabalho para se exercitar sejam mais produtivos. Entretanto, é exatamente isso que acontece.

Além de todos os benefícios cognitivos já mencionados, a prática de atividades físicas promove uma vida mais saudável, prevenindo diversas doenças. Por isso, investir em uma academia corporativa é importante também para reduzir afastamentos por problemas de saúde.

Os exercícios ainda estimulam a liberação de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Em outras palavras, quem se exercita é mais feliz (e trabalhará mais disposto).

Resumindo, incentivar a prática de atividades físicas entre os colaboradores aumenta a produtividade da empresa por diversas razões:

melhora a memória, ajudando nos processos de aprendizagem;

aumenta a criatividade e a capacidade de inovação;

estimula a concentração e a habilidade de ignorar distrações;

reduz os níveis de absenteísmo;

contribui para a qualidade de vida no trabalho.


Como incentivar a prática de exercícios físicos na equipe?

A empresa deve mostrar aos colaboradores os benefícios dos exercícios físicos e apoiar o esforço da equipe. Essa é uma forma de demonstrar que os colaboradores são valorizados, contribuindo para a redução da rotatividade de pessoal (turnover).

Além da academia corporativa, há outras maneiras de incentivar os colaboradores a se exercitarem. Por exemplo, é possível encorajar o pessoal a substituir os elevadores pelas escadas na hora de se deslocar entre os andares.

Outra forma de promover a saúde e ainda desenvolver os relacionamentos interpessoais é pela prática de esportes coletivos. Assim, organizar partidas entre os funcionários pode ser ótimo para a interação da equipe e incentivo ao trabalho em grupo.

Os exercícios físicos também podem ter caráter terapêutico, melhorando a vida de colaboradores que já sofrem com dores e estresse. A cinesioterapia laboral, por exemplo, é capaz de recuperar movimentos que tenham sido comprometidos pelo esforço diário. Por isso, ela deve ser incentivada, principalmente, entre funcionários submetidos a uma rotina física e mentalmente exaustiva.

Viu só? Incentivar a prática de atividades físicas é uma ótima forma de ter colaboradores mais satisfeitos e, por consequência, mais produtivos. Além disso, cuidar da saúde dos funcionários também é importante para reduzir os custos da empresa. Mais uma razão para promover os exercícios entre os trabalhadores.

Fonte: nucleohealthcare.com.br